Les and Peta Rushton, for this nice warm sweater! More than a year after the offer was made, Filipe has now grown into his hand made wool sweater. And does he look warm and happy or what?
Tuesday, December 16, 2008
Monday, December 15, 2008
Festa de Natal
Este sábado o Filipe foi à sua primeira festa de Natal (da associação de trabalhadores da FCUL, de que a Luisa é sócia), onde havia musica e palhaços, e ainda recebeu uma prenda (um livro com musica, muito giro). Os palhaços foram digamos que estoicamente ignorados, mas fartou-se de bater palmas para a musica!
E na quarta-feira da semana passada, ao fim da tarde, esteve cá em casa a Mafaldinha (e a mãe Ana, claro!). Foi uma brincadeira danada pra eles, e para o Filipe um marco importante: a primeira vez que vieram amigos cá a casa para brincar com ele!
Thursday, December 11, 2008
Parabens Tia Sara
O Filipe manda os seus parabéns ao mais recente doutorado na familia (mas isto agora é todas as semanas ou quê...). Claro que eu o aviso desde já que se ele: (1) começar a fumar, (2) se tornar portista ou (3) quizer tirar um doutoramento é liminarmente expulso de casa.
Wednesday, December 10, 2008
Just a test
This post is being published using Zoundry Raven. If it works, many thanks to Eric! And of course, a post is not a post without a picture...
Monday, December 8, 2008
Smart Box
Na foto acima temos o Sr. Filipe e o amigo Gabriel!
Este fim de semana fomos passar as noites de sábado e domingo à Albergaria Santa Bárbara dos Mineiros, para usar as duas smartbox que a minha mãe me deu nos anos. E que rica prenda nos saiu, a pousada era muito bonita, com uma super apresentação, só la estávamos nós mais um grupo de 3 pessoas. Obrigado Ana e Pedro pela simpatia - vamos sem duvida fazer publicidade!
Não conseguimos explorar bem as redondezas - para isso vamos ter de voltar, de preferência com melhor tempo e a poder usar a fantástica piscina da pousada. E não deu para explorar bem porque andámos sempre a passear: no sábado almoçámos em Grândola, em casa dos pais do amigo Luís Manuel (obrigado pelo almoço aos pais do Luís); o Filipe e a Inês entenderam-se às 1000 maravilhas, como se pode ver na foto (aliás, vê-se ainda melhor no post a seguir a este!). À noite jantámos na pousada uma Perdiz Caramelizada, com batatas, castanhas e puré de maçã. Com umas entradas e tábua de enchidos e queijo... divinal... e o Filipe comportou-se muito bem.
Que jantar memorável. O Gabriel, que também está numa das fotos, foi uma ajuda importante a manter o Filipe distraído, e provavelmente o Santiago também o será um dia... No domingo de manhã, depois de um óptimo pequeno almoço, fomos ate ao Cavaleiro, visitar os meus tios António e a Fáfa. O tempo estava bem desenxabido, mas depois do almoço (umas óptimas codernizes feitas à lareira) ainda deu para passear de tractor (o que assustou o Filipe ao inicio!, mas no fim até ele já queria conduzir...) e andar a ver todos os bichos da quinta(ver fotos), o que o Filipe adorou.
À tarde voltámos a Grândola, onde fomos visitar a futura mansão (para bom entendedor, meia palavra basta!) e acabámos por jantar em casa do Luís e da Maria, onde demos banho ao Filipe, e estivemos a ver fotos de viagens e na conversa (possível..., na medida em que o Filipe tentou remodelar a casa até à exaustão!). E mais uma vez, os bichos foram adorados, neste caso o Noddy! E ainda deu tempo para assistirmos a um belo concerto, como ilustra a foto abaixo. O Tony Carreira e a Popota que se cuidem!
Foi um fim de semana muito simpático, onde pudemos ver família e amigos.Segunda de manhã voltámos para Lisboa, onde uma reunião me aguardava neste belo feriado...!
Thursday, November 27, 2008
Doutora Mãe
Thursday, November 20, 2008
Alta finança
Num momento em que as bolsas mundiais (e as bolsas de todos nós, mas nas noticias a "Bolsa" é mais importante que as "bolsas"!) apresentam sinais de crise evidente, o Sr. Filipe (Sim, "Sr.", veja-se o ar aristocrata da pose aqui ao lado!!!) decidiu abrir uma conta no banco. Fomos ao Montepio e assim ultrapassámos mais um obstáculo burocrático na conquista de uma plena cidadania - sim que hoje em dia quem não tem conta no banco já não deve ser considerado cidadão, numa sociedade de consumo egoista como a nossa... E assim foi, depois de cartão de contribuite, BI, passaporte e cartão de utente do Centro de Saude, o Filipe tem também uma caderneta para usar nas máquinas multibanco!
Quanto ao sono que tão bem tinha corrido no ultimo post, foi, parafraseando um ilustre literator (alguem que faz literatura ?!?), "chão que deu uvas"... E ontem vomitou de jacto outra vez, pelo que hoje não comeu nada (ao jantar, consta que na creche comeu muito bem). Viroses... dizem eles, sempre que não sabem fazer um diagnóstico melhor. Fica-se com alguma noção de como há pessoas que podem passar por médicos durante anos, é só ir dizendo, aqui e ali, com propriedade, "É uma virose, só pode ser, elas andam ai".
E finalmente, 6-2, força Portugal... Já dizia o outro, "E então o burro sou eu..."
Pois, hoje estou critico...!
Saturday, November 15, 2008
Mas que noite! (+ algumas fotos)
O Filipe esta noite não acordou. Deitou-se às 21:00 e apenas murmurou alguns gemidos durante a noite, só voltando a acordar às 7:30. O que faz 10:30 horas de sono. Que coisa bonita!
De resto, na semana passada iniciou-se como piloto de formula 1 (não se nota na foto, mas aquele carro andava rápido!, empurrado pela amiga Inês).
A sua veia de investigador curioso continua a ser alimentada pelos electrodomésticos caseiros, com grande preferencia para a maquina de fazer café, de lavar loiça e roupa.
E por fim, com os primos Miguel e Madalena, em que quase parecem angelicais (mas apenas para quem não os conheça...!).
Wednesday, November 5, 2008
Yes, we can! Yes, we did!
To all my American friends, thank you.
To Barak Obama, congratulations.
To John McCain, good concession speech, you surprised me.
To George W. Bush, forgive me my "French", but as someone who's been responsible for some of the worst days ever lived by the human kind, fuck off, and please, do not, as you so conveniently did once, "born again". One could spend hours, days, probably a life time, complaining about what you did to the world, regarding the present, and perhaps even more tragically, regarding our future. However I choose here not to give you any more credit, and to sincerely hope that when the history books are written, you are acknowledged along the lines of "The worst and by far most stupid president of the USA, who always confused his own ghosts with reality and made the world suffer for it, he who did wrong what he did, and who should have done what he didn't. The only man to ever have won an election without wining it, and for which people deliberately voted because he was dumber than his opponent".
Regarding Obama, it is amazing to witness how a man who was born in a time and country that, in many states, would not allow his parents (1 black, 1 white) to marry, and in fact in some cases would prosecute them for having their relationship, 47 years later becomes President. One has to congratulate such a country for that progress. And just by watching parts of Obama's victory speech, it is obvious that this man has a plan. At the very least, he believes he knows what he has to do to heal America, and even more important, despite so many times ignored by Americans, to heal the world.I just hope that he his right about his beliefs, and conspiracy theories apart, that "they" let him do his work.
Sunday, November 2, 2008
Boxeur
Saturday, October 18, 2008
Doente
No inicio desta semana o Filipe adoeceu... algo que comeu, uma virose, não sabemos. Pregou-nos um susto vomitando duas vezes em jacto (o que, se nunca viram num bébe, é impressionante) e depois teve mal do estomago (alías, ainda não está bom).
Mas parece estar bem melhor agora - na realidade, de aspecto esteve sempre bem disposto e cara laroca, como se pode ver nas fotos tiradas esta semana. Havia de ser eu a estar doente assim, andava com umas trombas...
Ou seja, uma semana de gazeta à escola e dias passados com a Avó Tina e com a mãe. Uma festa. Não sabemos se é de estar doente ou não, mas anda a comer mal mas mal (já andava antes de adoecer). Algum virus que apanhou do Gui? (esta é uma semi-private joke).
Sunday, October 12, 2008
Friday, October 10, 2008
Braga - Vila Real
As 3 primeiras fotos não são em Braga, mas atrevam-se a dizer que o meu filho não é amoroso... o pequeno cowboy agricultor! Ou que não fica bem à janela? Ou que não é um amigo dos animais? Ai ai ai... Pois, eu sei, lame excuse for a post, mas eram fotos giras e eu tinha que as por no blog de qualquer forma.
Aproveitámos, fomos de véspera, o Filipe e a Luisa ficaram em Braga. No sábado fomos jantar à noite, à Pousada de Sta Marta, para festejar os xx (podia dizer quantos, mas teria de vos matar, e isso era indelicado da minha parte, amáveis leitores!) anos da minha mãe.
Há precisamente uma semana atrás estive em Vila Real, a apresentar um trabalho no congresso da SPE. Na noite de quinta feira fiquei na Casa Agricola da Levada, uma simpática casa de Turismo Rural, onde gostaria de voltar mais tempo e com a familia. E para quem gosta de vinho, fazem produção na quinta... Tenho de lá levar os kiwis...
Foi giro rever muita gente, nomeadamente o Manel, meu antigo explicador de Matemática. Engraçado pensar como me lembrava dele mais velho do que ele está agora - o que é impossivel, mas as memórias antigas são assim, traiçoeiras!
E ainda passámos um grande susto a pensar que o Bart não vinha aos anos - depois de um avião perdido. Mas onde há vontade (e um cartão de crédito e um telefone)... e assim ele lá chegou, apenas algumas horas mais tarde que o previsto!
No domingo ainda fomos visitar a Avó Gardine (com a Joana e a Cátia - ver foto), que estava muito mais bem disposta e activa que das ultimas vezes. Grandes melhorias!
O Filipe, nesse fim de semana, já dava uns pequenos passinhos... nem imaginam agora... mas isso, só no próximo post!!!!!
Wednesday, October 8, 2008
O fim da Califórnia...
bem, não literalmente claro, apenas para nós (este ano... LOL). Depois de Mariposa Grove, dormimos em Oakhurst... ou algo no género, nem merece fotos... o nosso hotel mais infeliz, mais caro e nem por isso de grande qualidade - quartos grandes, mas pelo preço... esperava mais.
No dia seguinte (Domingo) era já dia de nos apróximarmos de novo de S. Francisco, pois saimos na segunda de manhã e não valia a pena correr riscos. Decidimos ir ficar a Santa Cruz (quem gosta de surf sabe que a O'neil é de lá... acho eu!) - conhecida mundialmente pelo seu Boardwalk (ver fotos), uma feira popular (levada ao estremo) junto ao mar.
Entre vários jogos possiveis para ganhar peluches de varios tipos, jogámos a um em que se pescava com uma cana uns bonecos magnéticos - eu ganhei um "Anoying"! (que ainda aparece numas fotos mas, apesar do nosso apego inicial, foi perdido - ainda sem explicação como dado o seu tamanho - logo no dia seguinte) e a Luisa um martelo insuflavel (que o Filipe adorou para bater nas nossas cabeças).
O nosso hotel, o Caroussel Motel, escolhido às cegas pela net de véspera, não podia ser mais em cima do Boardwalk (ver foto - o nosso quarto era o mais à esquerda, no ultimo andar - sem duvida a melhor "vista"). Eu gostei muito do hotel, pela sua "optima" localização, e só tinha de mau o certo cheiro a urina em alguns locais... A Sra. da recepção confessou no check out que a sua mãe era Portuguesa, uma Oliveira - que coincidencia, ficamos logo ali "best pals!".
Ao fim do dia ainda fomos até ao Natural Arches State Beach - o nome vem de uns 5 arcos naurais que havia inicialmente, já so lá está um (ver foto) - uma praia onde o Filipe molhou os pés no Pacifico (ver foto)... não tá mal, em menos de um ano e meio já se "banhou" em 2 oceanos, fez mais do que eu numa vida inteira (pois foi, esqueci-me de molhar os meus... LOL). O sitio era bonito, a luz do por do sol estava perfeita. Tirei uma foto ao arco que lá existia de que gosto muito!
No dia seguinte fomos para o aeroporto, onde estava a ver que não chegávamos - o carro acendeu a luz da reserva a 30 km do Aeroporto... e o nosso carro chupava gasosa como quem respira oxigénio!
Mas lá chegámos, e a viagem de volta correu muito bem. As Sras da Air France excedeream-se, deram-nos a 1ª fila do segundo andar, colados ao cockpit - com muito leg room e ainda colocaram um berço para o Filipe (que dizia max 10 kilos... mas quem quer saber disso se ele dormisse! e dormiu, muito bem, apesar de os pés sairem de fora - ver foto!!!).
E assim terminou a nossa epopeia nos US, claro agora desejosos que o Obama ganhe!!! E isto sim, foi um post desfazado no tempo... já cá estamos à mais de 15 dias!
Monday, October 6, 2008
Tou ou não tou cool...
Sunday, October 5, 2008
Yosemite - Mariposa Grove
No nosso segundo dia em Yosemite, também visitámos a Mariposa Grove, onde se encontram as famosas (e de nome adequado!) sequoias gigantes. Não é um exagero, são dos seres vivos mais impressionantes que já vi.
E para os mais preocupados com as árvores, hoje em dia já ninguem pode fazer cortes nas árvores como os da foto - nem andar proximos das árvores eles deixam!
Como estávamos com o Filipe, fizémos uma visita guiada à turista tóto, numa espécie de autocarro - mas sem cobertura... uma espécie de electrico sem tecto puxado a tractor... uma cena estranha. Mas tinhamos uns "headphones" onde ia sendo narrada a historia e pormenores sobre Mariposa Frove, e valeu bem a pena. Um bocado de contexto ajuda sempre a perceber melhor as coisas - foi aqui por estas bandas que surgiu pela primeira vez a ideia de criar parques naturais - e percebe-se porquê!
Apenas para que não fiquem com a ideia errada, os cones das sequoias gigantes não são maiores do que um ovo, aquela da foto é de um, creio, "Sugar pine".
Wednesday, October 1, 2008
Yosemite III - Glacier Point
Yosemite II - Vernel Falls
Sei que parece difícil, mas isto são 2 fotos das mesmas cascatas, uma vista de baixo, do vale, e outra vista de cima (calma, chega-se lá de carro!), do mais famoso miradouro de Yosemite, o Glacier Point.
Tenho de confessar que mesmo para chegar à vista de baixo... ia morrendo com o Filipe às costas, e a Luisa que estava parecia o Popei é que o trouxe ás costas para baixo!
Yosemite I
Infelizmente, demora muito tempo a actualizar o blog! Quase mais um dever do que um prazer...
Aqui temos o Filipe a tentar beber água de um repuxo - coisa que adora fazer, parece que fica com sede só de os ver, e uma vista do vale de Yosemite - chama-se a "Tunel view", porque está mesmo à saida de um tunel. Não é possivel apanhar numa fotografia (pelo menos para mim!) toda a magia do lugar. É impressionante como as escarpas de pedra se elevam centenas ou milhares de metros quase na vertical.
Califórnia - Coulterville II
Como disse ontem, não chegámos a Yosemite no dia em que saímos de Bolinas (quinta feira). Depois de muitos kilómetros a guiar acabámos por ficar em Coulterville. Foi um daqueles actos do acaso sem razão aparente, era apenas uma “cidade” no final de uma estrada que estávamos a seguir, mas acabou por ser uma óptima escolha.
A “cidade” tinha menos de 200 habitantes, mas algures no passado, durante a febre do ouro, teve mais de 5000, com 10 Saloons e 25 hotéis (ou seriam 10 hotéis e 25 Saloons?). É tudo muito bonitinho, e como se viu ontem, os funcionários do posto de turismo muito divertidos!
Ficámos 2 noites. A primeira no Hotel Jeffery, um hotel histórico, se não me engano o mais antigo ainda a funcionar no estado da Califórnia. A dona, Cherylann, era bem simpática, e não tendo quarto para a noite seguinte, logo contactou um outro motel na zona – o “Yosemite Gold Country Motel” (ou algo parecido!), onde ficámos na noite de 6ª feira. Ambos os hotéis foram boas experiências, um antigo, histórico, com carácter, o segundo sem carácter, igual a qualquer outro visto num filme de série B, mas com melhores condições.
Na primeira noite jantámos no Salloon do Jeffery (ver foto), o tal que funciona há mais de 100 anos. Tal como manda a regra, deixámos uma tip no tecto (ver foto). Era impressionante, devia haver mais de 1000 dólares em tips no tecto!
No dia seguinte (sexta) saímos para Yosemite. Ainda uma hora até à entrada do parque, mais uma hora até ao vale. É geralmente recomendado ficar no vale – mas os preços por algo parecido com o que tínhamos no vale são exorbitantes. Pagaríamos mais por uma tenda sem electricidade do que pelo hotel em que ficámos – e com o Filipe, tenda sem electricidade parece demasiado arcaico… Antes de sairmos o Filipe travou conhecimento com a fauna local (ver foto com gato, de que fomos informados o nome pela Sra. do posto de turismo… mas já me esqueci!).