Estamos a crescer...

Thursday, December 31, 2009

It's all been done before - you got to cry without weeping, talk without speaking, scream without raising your voice

"A long December and there`s reason to believe maybe this year will be better than the last I can`t remember the last thing that you said as you were leavin` Now the days go by so fast"


"Through the storm we reach the shore You give it all but I want more And I'm waiting for you With or without you


With or without you I can't live With or without you"


"Wanna cry for you Would it do any good? If I rained for you It would just be water And the night's with you And the storm's in your hand And you're down and you're down And I can't lift you


I'm powerless to change your world I'm powerless to stop the hurt


I'll give you my heart, give you my shoulder Give you my heart, give you my shoulder


Wanna run for you Would it do any good? If I flew for you You would still be standing And it's hard watching 'cause I'm part of you And it's hard not to Not to know what I can do


I'm powerless to change your world I'm powerless to stop the hurt I'm trying hard to be your tower of strength I'm trying hard to bring you back to joy


When the night just cuts you through And the dream is lost to you When you're worried and confused I will give you my heart give you my shoulder "


"It's not easy love, but you've got friends you can trust, Friends will be friends, When you're in need of love they give you care and attention, Friends will be friends, When you're through with life and all hope is lost, Hold out your hand cos friends will be friends right till the end"


"You will remember when this is blown over, And everything's all by the way, When I grow older, I will be there at your side, To remind how I still love you I still love you I still love you"


"sei de cor cada lugar teu atado em mim, a cada lugar meu tento entender o rumo que a vida nos faz tomar tento esquecer a mágoa guardar só o que é bom de guardar


pensa em mim protege o que eu te dou eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou sem ter defesas que me façam falhar nesse lugar mais dentro onde só chega quem não tem medo de naufragar


fica em mim que hoje o tempo dói como se arrancassem tudo o que já foi e até o que virá e até o que eu sonhei diz-me que vais guardar e abraçar tudo o que eu te dei


mesmo que a vida mude os nossos sentidos e o mundo nos leve pra longe de nós e que um dia o tempo pareça perdido e tudo se desfaça num gesto só


eu vou guardar cada lugar teu ancorado em cada lugar meu e hoje apenas isso me faz acreditar que eu vou chegar contigo onde só chega quem não tem medo de naufragar"


"And it`s been a long December and there`s reason to believe Maybe this year will be better than the last I can`t remember all the times I tried to tell myself To hold on to these moments as they pass."


Many thanks for stolen words to Barenaked Ladies, Counting Crows, U2, Heather Nova, Queen, Queen, Mafalda Veiga.

Tuesday, December 29, 2009

Dia de Natal

O Filipe foi ver a Luisa no dia de Natal, o reencontro depois do acidente. Ele foi incrível. Ele não só é o nosso filho lindo como pelos vistos é um "pequenino" ser humano de uma sensibilidade extrema. A forma como ele não se deixou impressionar com toda a parafrenália do hospital, como nem sequer pestanejou quando viu a Luisa e correu para se sentar ao lado dela e abraça-la, beijá-la e fazer-lhe "bodegas", como apanhou com rapidez aquilo que devia fazer e dizer, as palavras especificas que usou para falar com a Luisa, deixaram-me completamente desarmado. Entre muitas outras coisas, marcou-me aquilo que ele disse depois de acordar da sesta que fez junto à mãe. Levantou a mão, fez-lhe umas festinhas na cara, tirou a chucha e murmurou "Papá...isto está a ficar bom!". É mais do que isso Filipe, isto está "a ficar bom" porque tu existes. E só um dia muito mais tarde o vais conseguir compreender. Mas eu já o sei. Ninguem sabe como vai ser o resto da história, mas vai ser mais fácil porque tu existes.


(por favor, "caros leitores", não quero comentários a este post - obrigado)

Natal

A capacidade para ser feliz do Filipe mesmo no meio desta confusão toda foi bem evidente no dia 24 à noite, quando trocámos prendas.





Dentista

Pois, os posts estão mais atrasados que nunca. Não tenho grande vontade de escrever, sábe-se lá porquê...


O Filipe foi ao dentista pela primeira vez no dia 3 de Dezembro, para ver se o dentinho da frente que ele partiu precisava de "ajuda" ou não... Não precisou, e ele portou-se super bem, enfrentou os aparelhos com grande coragem.


Monday, November 16, 2009

Cavalos, Alcoitão e Obrigado Pai


No sábado passado o Filipe foi dar comida aos cavalos, como vimos fazendo à vários sábados, em Monsanto. Mas além disso, teve direito a montar-se na "Estrela", o que fez a principio com muito medo, mas depois adorou. Foram só uns segundos, durante uma dezena de metros, mas para ele foram especiais.



Hoje foi um dia grande. A Luisa foi internada em Alcoitão. Para trás ficam mais de dois meses de Santa Maria, os dois piores da nossa vida. Aproximam-se tempos difíceis e incertos. De recuperação, que esperamos seja o mais ampla possível. Depende fundamentalemente da Luisa, e nela sempre acreditei.


Foi um dia grande e desgastante. Mas não posso deixar de deixar aqui, para que todos saibam, um obrigado a todos por tudo o que nos tem dado. Mas hoje, em especial, ao meu Pai. Muito obrigado Pai. Tu sabes porquê.

Monday, October 12, 2009

Cabelo e peixes

regra geral não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas neste caso porque o Filipe cortou o cabelo aqui há uns tempos



e ontem fomos ao Oceanário (com a Charisse e depois foram lá ter o Luis e o Diogo e a Patricia o Tiago e o Gui)





e eu não tenho paciencia nenhuma para escrever posts por estes dias mas de qualquer forma acho que devia recomeçar ate porque escrever é terapêutico e correndo o risco de me começar a fazer parecer com o Saramago mais porque ele tambem não usa muita pontuação e não propriamente porque o que agora escreva seja literatura até porque se nao for quem fica a perder é a própria disse um dia um eterno candidato ao dito aqui fica um post e já agora obrigado a todos pela ajuda incessante e o apoio que nos tem dado e espero sinceramente um dia podermos agradecer os três por essa ajuda em pessoa em vez de ser via tecnologias modernas.

Friday, October 2, 2009

Let me be your "lights" this time

When you try your best but you don't succeed
When you get what you want but not what you need
When you feel so tired but you can't sleep
Stuck in reverse.

And the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone but it goes to waste
Could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

And high up above earth or down below
When you're too in love to let it go
But if you never try you'll never know
Just what you're worth

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

Tears stream, down your face
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face and I...

Tears stream, down your face
I promise you I will learn from my mistakes
Tears stream down your face and I...


Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you.


(thank you to Coldplay)

Tuesday, September 22, 2009

Anjo da Guarda


Um amigo da minha mãe mandou-nos este Anjo da Guarda que agora está na cabeceira da Luisa. Aproveito aqui para lhe agradecer e claro para agredecer a todos os que tem telefonado, desejado, pedido, rezado, mantido em silencio, meditado, enviado energia, feito promessas, ou qualquer outra coisa que acreditem que possa ajudar. Todas as ajudas são poucas, mas todos tem sido incriveis a ajudar. Nós agradecemos.

Tuesday, September 15, 2009

My mum is my princess

Hoje de manhã, enquanto vestia o Filipe, reparei que a camisola dele dizia tudo. Sei que não devemos ter esperanças, mas espero que a princesa possa melhorar.



O sorriso dele é falso, era para a fotografia. Mas ele estava bem, tirou logo 20 fotografias a mim e à casa.


Não sei que mais escreva agora, por isso não vou escrever nada. Nem sei se escrever é bom ou mau, normal ou anormal, desejável ou indesejável. Apeteceu-me e aqui fica. Já escrevi. Isso ninguem me pode tirar.

Tuesday, September 8, 2009

Jantar 3

Com grande atraso, já que o jantar foi ainda em fins de Agosto, aqui fica a recordação do terceiro jantar. O Filipe Ribeiro foi a novidade!


Wednesday, September 2, 2009

O primeiro dia de aulas

foi ontem, e nós estávamos um pouco apreensivos que depois de passar um mês com atenção constante, o Filipe não fosse gostar de ser abandonado. Claro que o facto de na ultima semana ele andar sempre a falar na escola e o ar dele antes de sair para a rua com a sua trouxa


tn_IMG_7411.JPG


nos devia ter deixado perceber o que ia acontecer. Quando chegámos à creche o Filipe saltou do meu colo para o da educadora, virou-se para trás, acenou e disse "xau xau"!! E lá foi ele todo feliz. À tarde quando o fomos buscar os risos ouviam-se fora da creche. Foi um retorno em grande!!!

Orca (prenda para o Filipe da avó Beatriz)

Sunday, August 30, 2009

Uma semana em Vila Viçosa

A nossa ultima semana de férias foi passada em Vila Viçosa (aqui, as portas do castelo)



O objectivo era claro: fazer o menos possivel!!! Seria a ultima semana antes de voltar ao trabalho, e por isso queriamos mesmo recarregar as baterias. Mas claro, já deviamos saber que com o Sr. Filipe, há sempre mais agitação do que se espera!


A estadia foi uma aposta no escuro, o Solar dos Mascarenhas. Tinhamos visto a referencia no livro "101 destinos de sonho em Portugal". Foi uma aposta ganha, adorámos sem reservas o sitio: o quarto fenomenal (uma suite com sala de estar e quarto, muito util para o Filipe estar a dormir e nós na sala - porque ficámos 7 noites, deram-nos um quarto melhor), o pequeno almoço delicioso, a comida do restaurante também, a net ADSL, as zonas comuns, incluindo as piscinas (uma para miudos), fantásticas,



o design interior, o pessoal, sempre disposto a ajudar em tudo, super simpáticos (a favorita do Filipe era a Ana, com quem muito conversava!) e profissionais.


Visitámos inumeros monumentos e atracções, como os Castelos de Juromenha (uma vergonha para o pais, dado que se encontra ao abandono - veja-se aqui o filipe na igreja destruida...)



, Terena, Alandroal, Vila Viçosa, (aqui com os avós e primos que nos visitaram a meio da semana!)



o museu do Mármore, a feira de sábado em Vila Viçosa, o Paço Ducal, o museu da Caça e Arqueologia. Visitámos n restaurantes (2 dos quais em Borba), sem grandes queixas de nenhum, e regra geral com pessoas muito simpáticas.


Fomos tambem a Olivença, que para alguns já é Espanha, mas nós sabemos que "Olivença é nossa!".


Descobrimos ainda que existem alguns ilustres Calipolenses (sim, assim se chama um natural de Vila Viçosa): Henrique Pousão (pintor), Florbela Espanca (poetisa), Publia Hortensia de Castro (1ª mulher licenciada em Portugal?), Bento de Jesus Caraça (matemático), e raios,..., falham-me pelo menos mais um, mas houve muitos outros ilustres menos conhecidos, como os nomes das ruas nos davam a conhecer!


O Filipe gostou muito da semana em Vila Viçosa, nomeadamente das sessões de saltos e natação na piscina, onde passávamos uma boa parte dos dias, e que ajudava muito a suportar o calor.




mas certamente que uma das actividades que mais lhe ficou na memória (ainda hoje falou delas) foi brincar com as suas amigas favoritas, duas simpáticas irmãs de 7 e 9 anos, a Rita e a Clara . A empatia foi total, e era super engraçado vê-los a brincar juntos. Esperamos que eles se possam voltar a encontrar. As imagens abaixo mostram bem toda a diversão:







Por fim, apenas mais uma foto semi-artistica de um recanto do Solar dos Mascarenhas, onde os 3 adorámos estar e certamente havemos de voltar...



Raios... as "férias grandes" acabam amanhã... o Dart Vader volta à escola...


Monday, August 24, 2009

Na aldeia (17 e 18 de Agosto)

onde fomos visitar a tia Micas







e o tio Manel, e onde ainda apareceram a tia Rosa e Antonio Joaquim, a Mariana e o Vitor. O Filipe, como sempre, divertiu-se à grande... Aqui esta a comer pinhões britados a martelo pelo Vitor







que no dia seguinte, no café do Carlitos e Rosário, introduzio o Filipe aos... xupas... ai ai ai, que os dentes apodrecem... o Filipe claro, adorou







e ainda jogámos matrecos...







A animação foi tanta que à volta para Lisboa ainda nos encontrámos com os tios e primos na serra da Lousã, para almoçar e ir ao parque biológico:






Por LX e arredores

E agora, uns dias por Lisboa, para descansar... ou tentar... no parque dos moinhos a dar um saltinho (tens dois anos????)



e preparado para ir para a praia com os avós



e numa visita à Praia da Maçãs...



Viva as Férias!!!


um dia em Coimbra (16 e 17 de Agosto)

a visitar os amigos Filipe e Claudia (e a gata Ju!!!), cuja hospitalidade excedeu as expectativas mais optimistas - viva o molho mágico japonês. Ao fim do dia no Choupal







e no dia seguinte em casa






Geres - Quinta da Tomadinha (in English)

This post is outdated, but necessary nonetheless. On the 11th of August we drove up to Gerês, where we stayed for a few days at Quinta da Tapadinha, an amazing place near Barragem da Caniçada, just over half an hour from Braga. With us were also Monique, Carl, Cormac and Glenda, my "UK foster family", and because of them this post is in English. May our PT readers bear with me for a post, PT based posts will resume shortly!


The house was great (150 euros a night - not expensive either!), holds 7 to 8 people easily, with 3 main double rooms + 1 "mezzanine", with spacious inner areas and really nice outside areas, including a great tank of cold water which we could use as a pool to refresh ourselves - the weather was hot! Great fun was had in said tank, as one might imagine...




We visited the region around the house, which has the particularity that distances take 5 times more to drive than elsewhere! So it's about half an hour for each 5 km!!! Steep and wiggly roads explain the phenomena... As one can tell, Cormac and Filipe got along just fine



despite Filipe's current inability to share things easily...! The boys enjoyed hunting around for bugs of all kinds, including lizards (here a male and female of Lacerta shreibeiri)



One of the nicest places we went to was Portela do Homem, where some of you, more fond of the Abyss, have also jumped before into:



Despite the fact this might look dangerous, it was really not that much so... but don't let kids alone for a sec though!!!


tn_IMG_6518.JPG


We visited the "Convento de Santa Maria de Bouro", were we took probably the only "full shebang" photo: (we actually went there for lunch later in the week)




That evening we went to the "Festa de S. Bento da Porta Aberta" - the kids were sleeping by then!



Note that, despite what the pictures might lead you to believe, no child was given alcohol during this holidays:



But one cannot say the same about the adults...



Another great place we visited was "Cascata da Fonte do Arado", were just 100 m below the waterfall the roman bridge provided the shelter from the Sun to make it bearable. The water was really cold, which felt great...



Sadly, all good things come to an end, and as the milk run out of the bottles, we had to return



But it was great to, once more, be with the "kiwis"... thanks for coming to PT and making our lives more exciting and fun. May you return next year, then with a larger family, with a "Rita" among you guys!