Estamos a crescer...

Monday, August 3, 2009

Salvamento na Tapada de Vila Viçosa

Mais uma vez, um post menos comum em que o Sr. Filipe não entra. Tudo porque na sexta feira dia 31 de Julho, quando estava na Tapada de Vila Viçosa a ajudar uns amigos a fazer amostragem por distâncias com veados e gamos, encontrámos um par de gamos presos pelos cornos. Tinham estado a lutar, e um saco de transportar coriça, nilon grosso, tinha-se lhes enredado nas hastes. Um deles já estava morto, provavelmente pelo menos da véspeara, pelo aspecto do corpo.



tn_antes.JPG


Decidimos ajudar o sobrevivente, que também já não apresentava grande frescura fisica. Aindas por cima tinham caido literalmente a um metro da água, pelo que o animal estava debaixo de um sol torrido, mesmo junto à água, mas sem conseguir beber. Não tinhamos nada para cortar o nilon, mas com uma peça metálica e um isqueiro, dois a imobilizar o animal e um a cortar as cordas, ao fim de 20 minutos lá o soltámos. A principio deixou-se ficar, ja com a cabeça na água, a sorver. Pensámos que tinha sido demasiado o esforço, e que ia morrer ali. Mas depois levantou-se, cambaleou, entrou no açude e bebeu, bebeu, bebeu...



tn_depois.JPG


Esperamos que se tenha safado. Pelo menos teve uma hipótese. E como se pode ver abaixo, são animais graciosos quando estão de boa saude!



tn_veados.JPG

1 comment:

bartolomeu jacq said...

Que bacano que tenham aparecido ali. Que sorte para o veado.
Well done.
Filipe always fantastic.