Estamos a crescer...

Wednesday, June 15, 2011

Fim de Semana (em ) Grande

Este fim de semana começou mais cedo, porque eu resolvi fazer feriados também (fazer feriados isto porque no UK não é feriado dia 10 nem dia 13). Resolvemos sair, ir passear - a minha mãe e o Rag vieram ter connosco. O local foi escolhido com base na caixa de Hotéis de Charme d'A Vida é Bela. Na realidade foi a terceira escolha, as duas primeiras, junto ao mar, estavam completamente esgotadas. Sorte a nossa, porque fomos para ao Quintal de Além Ribeiro, um sitio absolutamente espectacular, correndo o risco de ser injusto porque era ainda melhor que isso. Uma quinta a 4 kilometros da Lousã, gerida por uma familia muito simpática. Estou a escrever isto junto à piscina, enquanto o Filipe brinca com a Carlota

, uma menina com 12 anos por quem o Filipe está apaixonado, que está cá com os pais. Isto quando não está a brincar com a Dra. Isabel, uma outra hóspede muito simpática que se farta de brincar com ele, e por quem ele tambem parece apaixonado (apesar de ela ser advogada e já ter uns filhos crescidos!). A D. Maria José, a "chefe" da casa, tem também imenso geito para o Filipe (e tem também um filho Filipe), e leva-o a apanhar ervas daninhas, apanhar morangos, tn_IMG_0453.JPG


dar comida aos patos, brincar com o cabritinho (que nasceu ante-ontem). Ontem à noite deu-lhe o jantar (enquanto nós comiamos também), uma sopa de feijão e galinha no forno com batatas assadas e arroz de pimentos e salada, tudo servido numa sala de jantar senhorial, fazia-me lembrar a quinta do Anjo em Braga. O céu na terra. Havia muito espaço para jogar à bola (claramente vai ser bom no futebol, mas tambem no rugby!

), brincar aos piratas

etc.O nosso quarto chama-se o "Esconderijo", porque tem um pequeno quartinho secreto, que no tempo das invasões napoleónicas serviu para esconder as coisas valiosas, impedindo-as de serem saqueadas. Tornou-se, talvez menos romanticamente, o quarto de brinquedos do Filipe (são cerca de 3 a 4 metros quadrados com um tecto a cerca de um metro e meio, ele adora).



Gastronomia: Sexta, assim que chegámos, fomos almoçar à Lousã, à Casa Velha. Comemos um cabrito no forno, uma delicia. À noite jantámos um polvo à lagareiro, encomendado no mesmo restaurante mas comido no Quintal, debaixo do telheiro. Não parecia bem polvo à lagareiro, e por isso ficámos um pouco tristes, mas estava bom. Só não era o que estávamos à espera. No dia seguinte, depois do pequeno almoço no Quintal, coisas boas e caseiras, fomos almoçar a Gois, ao Restaurante Caravela, onde comemos bacalhau à lagareiro (eu) e alheira (a Luisa), e uma Chanfana (mãe & Rag). O rapaz que servia à mesa chamava-se... Filipe. À noite comemos, como disse acima, no Quintal. No dia seguinte também almoçamos no quintal, umas empadas deliciosas de galinha.


NA sexta feira à noite ainda fomos ao baile da aldeia mais próxima, mas sendo já 22:30 e estando ainda vazio, resolvemos voltar para casa e desistir. Creio que o Filipe não ficou muito convencido sobre o que pode ser um baile...



Sábado de manhã fomos à praia fluvial de ?????, onde estivemos a andar de canoa (Eu e Flip, e o Rag noutra canoa)




. O Filipe adorou, e a certa altura, depois de andarmos uns 400 metros rio acima e longe de tudo, apercebeu-se que estávamos "perdidos" e disse: "Pai, podemos voltar? Estou com muitas saudades da mamã". E lá voltámos, e quando iamos a chegar passam por nóss, na direcção contrária, a Carlota e o Pai, também numa canoa. O Filipe esqueceu-se logo das saudades e pediiu; "Pai, vamos por aqule lado, ter com a Carlota!". Sábado à tarde fomos passear à feira medieval de Gois, que afinal que nos tinha feito percorrer a vintena de quilómetros por estradas de serra. Todos fizèmos umas massagens (excepto o Filipe) na tendinha que também dava consultas de nutrição e de prever o futuro. Há, que boa massagem! O Filipe comeu bolo feito pelos escuteiros e brincou no parque infantil . Vimos um pouco de um teatro ao ar livre, e brincámos com um pequeno cão que se chamava... Filipe

. Por esta altura eu já começava a desconfiar...Mas todos se chamam Filipe por aqui? À volta ainda fomos visitar a loja do Xisto, numa das famosas Aldeias do Xisto. Em particular estivemos na AigraVelha e AigraVelha Nova, havendo ainda próximo as Pena e Comareira. São 4 aldeias, com 4,4,2 e 10-13 habitantes, que são unidas por um percurso circular pedestre de 9.2 quilometros. Para fazer um dia! Nós comprámos uma máscara tradicional, em cortiça, que antigamente eram usadas no Entrudo.



Domingo de manhã fomos (TLF) passear no carrinho de golf da casa

, depois fui passear só eu e a Luisa

, fomos até a uma plantação/viveiro de árvores e arbustos perto. Foi super giro, andar no carro de golfe. Sem cinto nem nada... mas também, não há transito nenhum nestas estradas à volta do Quintal. Ainda estivemos a tomar banho na piscina (o Filipe e eu já na sexta à tardinha tinhamos experimentado... frio...), esteve-se muito bem. A Carlota está a estudar para um teste sobre "A Odisseia", de Homero, e nós lá andamos a fazer perguntas e respostas sobre o assunto entre jogar à bola, volei e nadar.


Neste momento o Filipe e a Luisa fazem uma sesta, e eu já andei a passarinhar nas redondezas e aproveitei para vir escrever o blog. Posso usar a internet wireless, existe um bar aberto 24 horas por dia (se não estiver lá ninguem é só apontar o que se consumiu, para pagar mais tarde), há bicicletas à disposição, montes de aves diversas em gaiolas, brinquedos tradicionais, como jogo da malha e piões, um belo jardim onde podemos estar, mesas e cadeiras junto à piscina, ...

qualidade de vida, acho que podia vir viver para cá! Toda a casa está decorada com peças antigas restauradas.


No domingo à tarde ainda fomos até ao pequeno, mas belo, castelo da Lousã, ao por do Sol, estava lindo.

.


Na segunda feira de manhã ainda houve tempo para mais um banho de piscina, e secar agarrado à mamã

.


Termino dizendo que sábado à tarde fomos à farmácia, e á nossa frente desenrolava-se um drama, que o farmaceutico tentava resolver. Um rapaz que tinha um fungo no pé...Como se chamava o rapaz...? Pois, os mais atentos saberão, era mais um Filipe... Há, e agora sim termino, com uma estranha foto "artistica"

e um dos registos confirmado de Lucanus cervus

mais a Sul de Portugal.


PS-os tempos verbais estão todos trocados, porque umas coisas escrevia enquanto aconteciam, outras so depois, à noite, outras já cá em Lisboa. Who cares, o que importa é que foi muito giro. E agora sim, termino com uma bela aguarela da minha mãe, de uma casa ao lado do Quintal, de oude trouxe uma pedra de xisto de recordação.

Vai servir para.... ainda estou a pensar num projecto adequado!


Obrigado a todos no Quintal pelos optimos momentos que nos proporcionaram.

5 comments:

Beatriz Lamas Oliveira said...

Foi um fim de semana em grande!o Quintal Além do Ribeiro excedeu as nossas expectativas!O nosso quarto era o da costureira e era lindíssimo e confortável!a D. Maria José foi super a ajudar a tomar conta no Filipe _ela e a Drª Isabel Elias que brincou imenso com ele.As refeições todas que fizemos, na Lousã,em Gois e no Quintal foram uma experiência gastro portuguesa inesquecível!as aldeias de xisto só tinham o inconveniente de ficarem lá no alto da serra e eu ter medo das alturas_facto que apenas serviu para se rirem de mim!!!
o Tiago esqueceu a visita ao castelo da Lousã,outro lugar alcandorado no topo de uma perigosa colina!
Mas no conjunto posso confirmar que foi um fim de semana inesquecível e gostavamos de repetir ouro turismo rural!!

Beatriz Lamas Oliveira said...

oh...e esta? o Tiago não esqueceu o castelo..nada,não!

bartolomeu jacq said...

Que espetaculo!
Tenho mesmo inveja.
Adoro a Lousa, fez-me relembrar que Portugal tem sitios lindissmos.
Big (little) phil, sempre apaixonadissimo, thats my nephew!
bj

bartolomeu jacq said...

i tambem curti rever o lucanus cervus

António Lamas de Oliveira said...

Adorei!