Estamos a crescer...

Monday, March 23, 2009

Never give up, keep on trucking !!

Foi assim que um punk abriu conversa com um amigo imaginário, no canto de trás do 16. O amigo devia estar longe ou ser surdo, porque o punk falava bem alto, o suficiente para que todo a gente no autocarro semi-cheio o ouvisse, já que aquela hora da manhã ainda íamos calados, meio atordoados com sono. Aquele cliché gritado totalmente a despropósito tratou de atordoar o resto, e ninguém conseguiu responder-lhe. Alguns segundos passaram e eu comecei a pensar que aquilo ia acabar ali, que o punk tinha largado aquela pérola de sabedoria e concluído que afinal estava num camião de porcos. Mas não. No mesmo tom, começa a dizer: "Damn, I love a good fight! I love Jeff Donesoda [ou qualquer coisa parecida]. Who's he fighting next?" Aparentemente é um lutador famoso, porque o estudante que estava mais próximo dele respondeu que ele ia lutar este sábado contra um outro tipo. "I love Jeff, too", continuou o punk, como se tivesse sido o estudante a introduzir o tema, "and ... [outro lutador]. And I like those shows where they teach you to tell if someone's carrying a gun in his pocket. I grew up in the east coast. There people don't fight, they just shoot." Outras frases menos claras seguiram-se, a propósito de um tema totalmente diferente. O punk estava em movimento, carregava a mochila de campismo para a porta, junto com outro saco de compras. Estávamos a chegar à entrada do campus. Quando o autocarro parou e a porta de trás se destrancou, ele abriu-a ao mesmo tempo que exclamou, de novo para todos o ouvirmos "Stay straight, don't turn gay. Jesus is coming!!" O poeta saiu, e a audiência, grogue com tanto conhecimento acumulado em 5 minutos, nem aplaudiu. Mas o dito estudante que respondeu à pergunta - rétorica? - dele repôs a justiça e disse, só para nós que estávamos na traseira do 16, "That's why I love public transportation".


(Nota: Para os leitores mais desatentos, eu não escrevi este texto, fora do ambito usual do blog. Mas as pérolas são assim, entram em todo o lado. Aqui fica um obrigado ao Ricardo Lemos por esta pérola vinda do outro lado do Atlântico!)


Fui contactado pelo autor, com o seguinte texto:


"Já agora, se o editor permite, esta história pode ter duas notas do autor em rodapé:




1. Keep on truckin' é uma expressão que significa algo como "Cheer up and keep persevering" e foi popularizada nos 'hippies' 1960s. Por acaso conhecia-a porque foi utilizada nos Simpsons (episódio 7F14, "Bart's Dog Gets An F". A internet é linda...)


2. Afinal não era Jeff Donesoda, era Jeff Monson, um cromo de artes marciais que é também anarquista - daí ser adorado pelo punk. O dito combate foi no dia 21 Março 2009, contra Roy Nelson; o Jeff "The Snowman" ganhou, mas não por KO. Para saber mais, use a Vikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Monson"

1 comment:

Beatriz Lamas Oliveira said...

uaw!!!bem escrito!! sintético! cheio de som e cor!!
parece um script!
gostei mesmo!!